Buscar

PORQUE FAZEMOS O QUE FAZEMOS?


Porque fazemos o que fazemos?


Todos os dias tomamos decisões e agimos de determinada maneira, com base no que pensamos, sentimos e acreditamos, procurando satisfazer uma ou mais Necessidades Humanas.



Anthony Robbins, desenvolveu, a partir do princípio das necessidades humanas do psicólogo Abraham Maslow, a psicologia das 6 necessidades básicas humanas.


Ter tomado consciência destas 6 necessidades permitiu-me começar a ver e a sentir as coisas de uma forma mais construtiva e sem julgamentos.


Por isso, quero partilhar estas 6 necessidades, para que possa também compreender o porquê de fazer o que faz e o porquê dos outros fazerem o que fazem, tendo presente, que os outros podem estar num nível diferente do seu.


As 4 primeiras necessidades são Físicas e as 2 últimas são Necessidades Espirituais.


CERTEZA

Esta necessidade está ligada à segurança, ao conforto e à consistência.

Pessoas com mais necessidade de certeza, são adversas ao risco e, por isso, é na zona de conforto que se sentem seguras e confortáveis.

INCERTEZA

Esta necessidade é o oposto da Certeza. Está ligada à diversidade, à mudança, ao desafio. Quem procura satisfazer esta necessidade está mais recetivo ao risco e a sair da sua zona de conforto.

SIGNIFICÂNCIA

Quem não gosta de ser valorizado e reconhecido? Sentir que é especial e importante?

Esta necessidade está muito ligada à auto-estima e não ao ego. Manter o equilíbrio entre estes dois fatores, faz desta necessidade a mais importante e mais desafiante


CONEXÃO E AMOR

A necessidade de sermos amados e nos conectarmos com os outros e connosco mesmos. A necessidade de pertença.


CRESCIMENTO

Tudo aquilo que não cresce, morre.

Esta necessidade está intimamente ligada à necessidade de desenvolvimento emocional, espiritual, físico e intelectual.


CONTRIBUIÇÃO

A necessidade de dar, cuidar, proteger além de nós mesmos, servir os outros e o bem de todos. A necessidade humana de contribuição está ligada ao nosso propósito de vida e ao outro.


O que fazemos e a forma como buscamos satisfazer as nossas necessidades básicas irá determinar a criação de hábitos saudáveis ou nocivos para si e para os que o rodeiam.


Qual a necessidade mais importante para si?

🙏✨😊

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

OBJETIVOS